Sob o comando do presidente da Câmara Municipal, Gilberto Viola, aconteceu na noite de quarta-feira (23 de outubro), na Câmara Municipal, audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, que é o orçamento do município para o próximo ano, estimado em R$ 120,1 milhões.
O evento contou com a presença dos vereadores Cristina Brandão Domingues, Toni Zibordi, Adriano Salvi, Du Martins, Jhonny Laurindo, Maria de Lourdes Santiago e Vavá Mecânico, de diretores da Prefeitura, do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas, Edison Pessoti, e de convidados em geral.
Em relação ao orçamento previsto para 2019, houve um aumento de R$ 10,7 milhões (9,7%) —este ano, o orçamento previsto é de R$ 109,4 milhões.
Os três setores com maior orçamento para o próximo ano serão: Secretaria de Saúde (R$ 34,2 milhões), Educação (R$ 33,1 milhões) e Administração (R$ 11,8 milhões). Secretaria de Saúde terá R$ 1,7 milhão a mais, Educação, R$ 3,3 milhões a mais e Administração, R$ 2,7 milhões a mais.
Já Habitação, Cultura e Obras terão redução em seus respectivos orçamentos: menos R$ 9 mil na Habitação, menos R$ 1 milhão na Cultura e menos R$ 131 mil em Obras.
Para Viola, o orçamento municipal nos últimos 10 anos foi apenas reajustado pela inflação, “o que mostra a estagnação da cidade”.
Emendas
Os vereadores têm até o dia 1º de novembro para apresentar emendas ao projeto da LOA 2020, que deverá ser votado até o final do ano.