Convocadas pelo vereador Du Martins, a diretora de Educação, Marilda Miglinski, e a assessora pedagógica Daniele Fernanda Maceira de Souza participaram da sessão de segunda-feira (21 de outubro) para fazer um balanço da educação municipal.
A rede municipal atende 2,6 mil alunos da educação infantil e da educação fundamental. O departamento tem 251 funcionários e 215 professores, totalizando 466 profissionais.
De janeiro até agora, o departamento gastou 30,21% do orçamento da Prefeitura, que é de R$ 109,4 milhões. Por lei, o gasto mínimo em educação é de 25%.
Marilda citou também melhorias feitas na educação na atual administração, como o 1/3 da carga horária para a realização de atividades extraclasse, como planejamento pedagógico (lei federal de 2008), contratação de professores de Arte, de Educação Física, psicopedagogas, professores de apoio (reforço) e estagiárias, em sua maioria do Unipinhal, que dão atendimento em sala de aula a crianças com necessidades especiais.
Sobre a creche escola (Parcão), que está em construção desde 2014, a diretora explicou que 85% das obras já foram concluídas. O recurso, que é do governo estadual, é liberado em sete parcelas —até o momento, foram liberadas quatro parcelas.
Marilda destacou ainda a importância da construção de uma nova escola para abrigar alunos que estudam no Grupinho, que fica nas dependências da Escola Estadual Cardeal Leme.
Marilda e Daniele agradeceram o convite feito pela Câmara Municipal e colocaram-se à disposição dos vereadores para quaisquer esclarecimentos e que o departamento está empenhado em elevar o nível do ensino cada vez mais.