A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Brandão Domingues, e os Vereadores Maria de Lourdes Santiago, Du Martins e Jhonny Laurindo prestigiaram a abertura do evento de fotografia e artes visuais ocorrida na noite da última sexta-feira (6 de abril) no imóvel  175 da rua Capitão João Batista Mendes Silva, ao lado da Câmara Municipal.

De iniciativa da coordenadora da CIA da Hebe, Mônica Sucupira, da fotógrafa Tika Tiritilli, do fotógrafo e publicitário João Barim, da aluna de fotografia, Ariana Estela, entre outros, a exposição de fotografias e trabalhos artísticos reuniu um bom público na abertura do evento.
Preparado desde outubro de 2017 pelo Núcleo de Fotografia da CIA da Hebe em conjunto com a terceira turma dos Encontros de Criação Fotográfica, o evento faz parte do projeto Deslimites - Ocupação além da margem.
Segundo Mônica, esse trabalho foi pensado “a partir da ideia do diálogo entre diferenças e das possibilidades de convergência dos opostos e, em segundo plano, dialogar com profissionais da área de artes visuais e trazer à tona, por meio de criações, o universo pessoal e expressivo dos 25 participantes dessa turma”.
No total, são exibidas mais de 400 fotos —nas paredes externas da casa, estão fixados 200 retratos dos moradores que foram fotografados pelo Núcleo e que moram em bairros mais descentralizados, numa perspectiva de conhecer e mostrar quem são os cidadãos pinhalenses.
Na sala principal do imóvel 175, alguns objetos das residências que foram visitadas e que pertencem ao morador fotografado são expostos numa tentativa de mostrar a realidade dessas casas e o universo desses moradores. “Esse trajeto de ir ao encontro do perfil do homem da cidade e fotografá-lo sem o conhecer favoreceu o aprendizado forte e intenso para quem está aprendendo a arte fotográfica”, explica Mônica.
Nos outros espaços, como quartos, banheiros, despensa, copa, cozinha, quintal, muros e paredes, foram instalados os trabalhos individuais de cada um dos 25 participantes que investigaram temas que os sensibilizaram e que surgiram durante a experiência dos Encontros de Criação. São mais 200 fotos e ainda vídeos e instalações.
Cristina parabenizou a todos da Cia da Hebe pela iniciativa desse projeto, “que procura resgatar a história de vida das pessoas fotografadas que, durante a visita à exposição, “encontraram-se com elas mesmas”. Para a Presidente da Câmara Municipal, esse tipo de ação artística ajuda a descobrir novos talentos e incentivar a arte e a cultura em Pinhal.