A coordenadora da CIA da Hebe, Mônica Sucupira, participou da Tribuna Livre na sessão de segunda-feira (2 de abril) para falar da abertura oficial do evento de fotografia e artes visuais a ser realizada no dia 6 de abril, às 20 horas, no imóvel 175 da rua Capitão João Batista Mendes Silva, ao lado da Câmara Municipal.
Mônica estava acompanhada da fotógrafa Tika Tiritilli, do fotógrafo e publicitário João Barin e de Ariana Estela (aluna do curso de Fotografia da Cia da Hebe).
Preparado desde outubro de 2017 pelo Núcleo de Fotografia da CIA da Hebe em conjunto com a terceira turma dos Encontros de Criação Fotográfica, o evento faz parte do projeto Deslimites - Ocupação além da margem.
Segundo Mônica, esse trabalho foi pensado “a partir da ideia do diálogo entre diferenças e das possibilidades de convergência dos opostos e, em segundo plano, dialogar com profissionais da área de artes visuais e trazer à tona, por meio de criações, o universo pessoal e expressivo dos 25 participantes dessa turma”.
No total, serão exibidas mais de 400 fotos —nas paredes externas da casa, estarão fixados 200 retratos dos moradores que foram fotografados pelo Núcleo e que moram em bairros mais descentralizados, numa perspectiva de conhecer e mostrar quem são os cidadãos pinhalenses.
Na sala principal do imóvel 175, alguns objetos das residências que foram visitadas e que pertencem ao morador fotografado serão expostos numa tentativa de mostrar a realidade dessas casas e o universo desses moradores. “Esse trajeto de ir ao encontro do perfil do homem da cidade e fotografá-lo sem o conhecer favoreceu o aprendizado forte e intenso para quem está aprendendo a arte fotográfica”, explica Mônica.
Nos outros espaços, como quartos, banheiros, despensa, copa, cozinha, quintal, muros e paredes, serão instalados os trabalhos individuais de cada um dos 25 participantes que investigaram temas que os sensibilizaram e que surgiram durante a experiência dos Encontros de Criação. Serão mais 200 fotos e ainda vídeos e instalações.
Para Mônica, cultura deve ser vista como investimento e ter a mesma importância de outros setores da gestão pública, por isso seu apelo para que as ações dos agentes políticos sejam voltadas também à cultura de uma forma mais ampla.
Mônica convidou os Vereadores e a população para participar do evento, que é gratuito.